Créditos ao André Pinto, representante de Antropologia Cultural do 2º ano.
"O primeiro elemento consiste num trabalho de grupo (4 a 6 elementos, podendo, caso sejam situações pontuais, ser de turmas práticas diferentes) que pode ter uma de três formas, sendo comum a elas todas os suportes oral e escrito (não tenho bem a certeza disto. Caso saibam se é mesmo assim ou não, por favor, comuniquem):
1. Revisão de literatura acerca de um dos temas abrangidos pelo programa (apresentação com duração aproximada de 2 horas);
2.Selecção de uma obra emblemática do campo da Antropologia, e sua respectiva análise crítica, sustentada numa ficha.
3.Ficha etnográfica acerca de um povo primitivo, com os seguintes componentes:
A- Localização Geográfica e Quadro Ecológico
B- Economia e Tecnologia
C- Ocupação do Espaço
D- Sistema de Parentesco
E- Ordem Política
F- Ordem Religiosa
G- Primeiros Contactos com a Cultura Ocidental
H- Estado Actual
I- Principais Estudos
(De referir que, segundo o que foi mencionado pela professora, o acesso à informação relativa aos 3 últimos pontos pode revelar-se difícil)
Os povos e respectivos "estudiosos" referidos pela professora são (tive alguma dificuldade em decifrar algumas letras, portanto é provável que alguns nomes estejam incorrectos):
1. Kwakiult - Franz Boas
2. Trobriandeses - B. Malinowski
3. Maori - R. Firth
4. Samoa - Margaret Mead
5. Dobu - Fortune
6. Inuit - J. Malaurie, M. Mauss, F. Boas e R. Gessain
7. Dogon - M. Griaule, Geneviève Calame-Griaule, M. Leiris e G. Dicterren
8. Nuer - Evans Pritchard
9. Azande - E. Pritchard
10. Ik - Colin Turnbull
11. Guayaki - P. Clastres
12. Nambikwara - Lévi-Strauss
13. Bororo - Lévi-Strauss"
retirado: http://psycheinul.com/viewtopic.php?f=80&t=355
Alexandra Sousa Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário